A importância do voluntáriado
- joiceantero
- 28 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2019

No Brasil o dia nacional do voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, com a finalidade de reconhecer e destacar as pessoas que dedicam seu tempo, talento e trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade. Regulamentado pela lei n° 9.608/98, o trabalho voluntário é caracterizado como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins lucrativos. O trabalho voluntário é regido por alguns princípios, como solidariedade; participação; cooperação, com a junção de esforços entre a organização social e o voluntário; complementaridade, com o serviço voluntário complementando a ação da organização; gratuidade, já que o voluntário não é remunerado; devendo haver harmonia entre os ideais do voluntário e da organização. São diversas as maneiras da participação voluntária, com trabalhos mais ou menos especializados, desde ações individuais, como profissionais que disponibilizem seu trabalho para alguma organização social ou para pessoas carentes.
O dia de doar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Na data é organizada uma mobilização nacional para promover um país mais generoso e solidário. O dia de doar foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2013, com origem nos estados unidos por volta de 2012, foi criado por uma organização chamada 92y localizada em Nova Yorque. Hoje é uma campanha mundial com mais de 35 países oficialmente participando, este ano, o dia de doar será dia 28 de novembro, a data serve para celebrar e incentivar a doação e voluntariado.

O voluntariado e uma atividade muito importante, que contribui para a diminuição de desigualdades sociais. Segundo dados do IBGE é cerca de 6,5 milhões de pessoas fazem trabalho voluntário no país, mas na região do nordeste apresenta 3% comparada a média nacional. A coordenadora do setor de voluntariado do hospital Martagão Gesteira argumenta sobre a importância que as pessoas que são voluntárias tem para a instituição
“primeiro que sem os voluntários a liga nem poderia existir, pois foi fundada justamente de uma ação voluntaria, o voluntario muda o dia do próximo, muda o mundo“
No Brasil o dia 28 de agosto foi instituído como o dia nacional do voluntário, de acordo com a lei de número 7.352/ voluntariado é uma atividade sem fins lucrativos, em que a pessoa disponibiliza seu tempo em prol da doação do bem. No hospital Martagão o setor de voluntariado é bastante forte, com pessoas que atuam no setor da brinquedoteca, bazar, arquivo, e ouvidoria contribuindo para a instituição.
Existem várias modalidades de voluntariado, a pessoa pode disponibilizar 1 dia na semana pela carga horária de 4 horas, desempenhando alguma atividade dentro de algum setor da instituição, ou participar de eventos e ações externas. Além de fazer o bem, o voluntariado pode agregar no currículo, o mercado de trabalho recebe bem quem desenvolve algum tipo de atividade voluntária, sendo em alguns casos um diferencial na hora da contratação. Para estudantes existe um certificado de comprovação que pode ser usado como horas complementares na graduação.
Comments